4 Dicas Simples Para Dar Profundidade a Seu Desenho

Aprenda 4 formas fáceis de aplicar profundidade a seus desenhos. Você precisa ler este artigo ou seus desenhos serão chapados e falsos.

4-dicas-profundidade0

Desenhar com profundidade ficará fácil uma vez que você aplicar estas regras simples.

Você quer aprender a desenhar bem, mas você não consegue fazer a coisa da forma certa. Apesar do desenho requerer prática e não ser possível você se transformar em um mestre da noite para o dia você pode aprender algumas técnicas que irão melhorar sua arte imediatamente.

Para desenhar bem o artista precisa saber como representar nosso mundo 3D (tridimensional) em uma superfície 2D (bidimensional).

Como então podemos criar a ilusão de profundidade no papel para que nosso desenho parece mais realista agora mesmo?

O segue são 4 maneira fáceis de criar profundidade em seus desenhos.

 

1. Sobreposição

Você pode criar profundidade em seu trabalho artístico usando a sobreposição. Quando um objeto se move na frente de outro ele o sobrepõe. Esta sobreposição é nada mais do que o objeto mais próximo ofuscar o mais distante. Parece fácil? E é! Você pode usar contornos, sombreamento ou cor para se certificar que os dois objetos fiquem separados um do outro  criando um efeito de sobreposição. No seu próximo desenho tente sobrepor seu objeto mais próximo por cima do mais distante.

4-dicas-profundidade1

2. Tamanho

Você pode criar profundidade em seu trabalho artístico alterando o tamanho das coisas. Quando você se desenha objetos que parecem estar mais próximos de nós seus desenhos precisarão mostrá-los maiores. O inverso é também verdadeiro. Tenha certeza de desenhar as coisas menores na medida que estão mais distantes de você. Esta regra simples é as vezes esquecida mas extremamente importante quando se desenha coisas realista ou cartoons.

4-dicas-profundidade2

3. Localização

Um artista pode criar profundidade em seu trabalho através de um bem pensado posicionamento dos objetos desenhados. Quando olhamos o mundo a linha de visão do seu olho tem muito a ver com como você percebe e interpreta um desenho. Quando os objetos estão abaixo do nível do olho eles parece subir na medida que vão se movendo mais para longe. O oposto é verdadeiro para objetos que estão acima do nível do seu olho. Para sumarizar este efeito desenhe objetos mais próximos do seu nível do olho na medida que se movem para longe. Veja o diagrama abaixo para ver como os objetos se aproximam do nível do olho do artista quanto mais os objetos se distanciam. Note que se você decidir estudar desenho de perspectiva, o nível do olho é denominado linha do horizonte.

4-dicas-profundidade3

4. Cor

Artistas mais experientes sabem que podem criar profundidade em seus trabalhos de arte apenas alterando sua cor. Quando objetos estão mais distantes mais espaço existe entre o artista e estes objetos. Isto que dizer que existe mais partículas atmosféricas entre eles. Em distâncias curtas você nunca nota este efeito atmosférico, mas para distâncias maiores como as que ocorrem em paisagens você notará um efeito de “apagamento” da cor dos objetos distantes. Este efeito de apagamento é chamado de perspectiva atmosférica e pode ser uma grande técnica para mostrar profundidade em seus desenhos. Mesmo que você não esteja desenhando um paisagem e seus objetos não estão a quilômetros de distância qualquer artista pode se aproveitar da perspectiva atmosférica para ajudá-lo a criar a ilusão de profundidade em seus trabalhos de arte.

Como devo sombrear os objetos distantes?

Você irá querer alterar a cor dos seus objetos na medida que eles se movem para longe de você. Estude algumas pinturas e desenhos de paisagens realistas de alguns famosos artistas e você irá pegar a ideia. Verifique algumas pinturas de Thomas Cole e Albert Biedstadt e confira o efeito em ação.

Objetos que estão mais distantes devem ser sombreados:

  • Com valores mais claros
  • Com menos contraste (negros ficam mais claros diminuindo a separação do contraste)
  • Usando a cor do céu/atmosfera – As coisas ficam mais azuladas sob a luz normal do céu azul

4-dicas-profundidade4

Unindo Tudo

Na maior parte do tempo você irá querer usar várias destas técnicas ao mesmo tempo para um efeito completo. Abaixo vemos um exemplo bem simples de criação de profundidade em uma arte usando todas as 4 técnicas de uma vez. Agora você está pronto para usar estas técnicas em seus próximos trabalhos. Não se esqueça de visitar o museu e exposições locais para estudar como os artistas usam estas técnicas em seus trabalhos de arte. Estas técnicas de criação de profundidade estão em uso por centenas de anos e podem ser usadas de muitas formas criativas e bem sucedidas.

E então, o que achou deste artigo? Deixe seu comentário abaixo.

5 comentários em “4 Dicas Simples Para Dar Profundidade a Seu Desenho

  • setembro 9, 2016 em 9:16 am
    Permalink

    Muito bom. Simples e directo. Obrigada.

    Resposta
    • maio 4, 2017 em 10:33 am
      Permalink

      Obrigado Susana, fique ligada que teremos novidades em breve. Cadastre-se no blog.

      Resposta
    • maio 4, 2017 em 10:32 am
      Permalink

      Obrigado Sé, inscreva-se no blog e fique por dentro do mundo do desenho!

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *