5 Motivos Porque Desenhar é Bonito e Saudável

Na última postagem vimos 7 Motivos Porque Desenhar é Fácil. Na sequência da série “Desenhar é Fácil, Bonito e Necessário” veremos agora 5 Motivos Porque Desenhar é Bonito e Saudável.

SONY DSC

Num primeiro momento esta afirmação da beleza do desenho pode soar óbvia. Claro que desenhos bem feitos são bonitos de se ver. Mas queremos, nesta postagem, abordar um sentido diferente desta frase.

Vamos explicar por que desenhar é bonito no mesmo sentido que estudar e trabalhar honestamente é bonito. Ou seja, é algo que engrandece e melhora a vida e saúde do ser humano.

Desenhar é bonito porque:

1. Alivia o Estresse

Desenhar é relaxante e baixa o nível de estresse deixando sua mente mais clara e calma. A arte criativa no desenho provê uma distração, dando a seu cérebro um tempo dos pensamentos do dia a dia.

Em média uma pessoa possui 60.000 pensamentos por dia e 95% deles são exatamente os mesmos todos os dias!

Quando você fica totalmente imerso com atividades criativas você estará em algo que é chamado de estado de fluidez mental, se libertando deste ciclo repetitivo.

Leonardo da Vinci disse “O desenho abarca todas as 10 funções do olho; isto é, escuro, luz, corpo e cor, forma e localização, distância e proximidade, movimento e descanso”.

O professor Marcelo Moreira, do Curso de Desenho da VirtusMedia, explica que “A arte do desenho ajuda na concentração e aprendizado mais detalhado do ambiente. É algo muito parecido com meditação.”

2. Desenvolve o Pensamento Criativo

O Dr. Lawrence Katz, um autor e pesquisador pioneiro na neuro-regeneração e internacionalmente reconhecido, descobriu que o declínio mental ocorre principalmente pela perda de comunicação entre as células do cérebro e não pela morte das células em si.

O Dr. Katz cunhou o termo “neuróbica” para descrever exercícios cerebrais para usar os seus sentidos de uma nova forma, e o desenho criativo certamente se encaixa nesta definição.

O desenho melhora a habilidade de resolver problemas. Ao contrário da matemática na arte não existe apenas uma resposta correta.

Ao contrário da crença popular, o desenho criativo não significa usar o lado direito do cérebro. Ele envolve, na verdade, a comunicação entre ambos os hemisférios cerebrais.

O conceito de dominância do lado esquerdo-direito do cérebro nunca teve um forte fundamento na ciência, em primeiro lugar, e agora esta teoria está totalmente refutada.

3. Melhora a Autoestima e Provê o senso de Conquista

Você prega as artes de seus filhos na porta da geladeira para melhorar a autoestima deles. Colocar seus últimos trabalhos na parede pode alcançar o mesmo sentimento.

O desenho criativo aumenta o “bom sentimento” do neurotransmissor dopamina.

A Dopamina tem sido chamada de “a molécula da motivação”. Ela melhora a direção, o foco e a concentração. Ela estimula a criação de novos neurônios e prepara o cérebro para o aprendizado.

Você não precisa criar artes fantásticas. Qualquer exercício de desenho faz aumentar a dopamina, combate a depressão e protege seu cérebro do envelhecimento.

4. Aumenta a Conectividade e Plasticidade do Cérebro

Toda vez que você se dedica a uma atividade nova ou complexa seu cérebro criar novas conexões entre os neurônios.

A habilidade do seu cérebro de fazer as conexões crescerem e mudarem ao londo da sua vida é chamada de plasticidade cerebral ou neuroplasticidade.

O desenho criativo estimula a comunicação entre as várias partes do cérebro. Assim sendo foi provado que ele aumenta a resiliência psicológica e a resistência ao estresse.

5. Aulas de Desenho Faz das Crianças Melhores Estudantes

Pais e educadores tem suspeitado por muito tempo que as aulas de música e artes melhoram ao desempenho escolar.

Agora, com a neuroimagem, a ciência pode finalmente demonstrar isto.

Os benefícios das aulas de artes visuais para crianças são impressionantes.

Aulas de desenho aumentam a plasticidade, fluidez da inteligência, QI e atenção. Melhora o comportamento geral e reduz a impulsividade.

Aprender a desenhar com aulas bem estruturas é sem dúvida um dos melhores presentes que você pode dar a seu filho, conclui professor Marcelo Moreira. Foi pensando nisto que criamos o Curso de Desenho Online.

E então o que achou da postagem? Deixe seus comentários abaixo!

Fonte de informações: bebrainfit.com

2 comentários em “5 Motivos Porque Desenhar é Bonito e Saudável

  • junho 14, 2016 em 12:26 am
    Permalink

    Boa noite! Achei essa postagem perfeita. Traduz tudo o que senti quando resolvi desenhar com meu filho de seis anos para incentivá-lo. O benefício foi mútuo. Mas pretendo incentivá-lo mais, porém moramos no interior que não oferece muitos recursos para isso. O curso que vocês oferecem on line dá pra ser acompanhado por ele?

    Resposta
    • agosto 1, 2016 em 2:57 pm
      Permalink

      Olá Cristiane, obrigado pelo comentário. Ficamos felizes em saber que a postagem foi útil a você e seu filho. Quanto a nosso curso sim, temos a opção de acompanhamento.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *