7 Dicas de Como Desenhar Bem

7 Dicas de Como Desenhar Bem

Saber como desenhar bem não é tão difícil quando algumas pessoas podem pensar. Com estas 7 dicas simples você aprenderá a desenhar bem com mais rapidez e facilidade.

1- Desenhe Muito

Desenhar bem requer treino. Quanto mais treino melhor você terá. Nada cai do céu, só chuva. Mesmo quem já tem talento precisa praticar bastante. Sem prática o talento não vai adiantar muita coisa.

Os maiores especialistas de qualquer habilidade, profissão ou assunto possuem milhares, ou dezenas de milhares, de horas de estudos e prática.

2- Observe, observe e depois observe mais um pouco

Dicas Como Desenhar BemDesenhar não é tanto ter uma boa coordenação motora quanto é saber observar bem. A observação deve ser constante. Desenhe sempre com um modelo de referência. Os grandes mestres como Da Vinci e Michelangelo sempre tinham modelos.

Nosso memória não é tão boa quanto nossos olhos. O que memorizamos é sempre uma versão alterada ou distorcida das formas reais. Infelizmente é uma reação quase automática acharmos que “já sabemos” como é uma forma e, então, a desenharmos com base na memória. Lute contra isto. Desenhe com base NA OBSERVAÇÃO e não na sua memória.

Com esta dica sozinha você já verá uma melhoria imediata nos seus desenhos.

dicas--como-desenhar-bem3- Refaça quantas vezes precisar

Nem sempre o desenho fica bom da primeira vez. Na verdade quase nunca! Novamente até os grandes mestres clássicos e renascentistas faziam vários esboços e versões do trabalho. Até que ficassem satisfeitos.

Faça quantos esboços você quiser ou tiver disposição.

 

 

dicas-como-desenhar-bem24- Copie as feras

Um excelente exercício é fazer cópias de obras famosas, observando os elementos gerais e os detalhes de como o artista realizou o trabalho. Como ele fez a composição? E as cores? O equilíbrio? Etc. Os grandes mestres se tornaram fontes de inspiração e referência não é a toa. Eles sabiam o que estavam fazendo. Copiando o que eles fizeram você tem uma oportunidade de entrar um pouco na mente deles e pensar um pouco como eles pensaram.

 5- Descanse

dicas-como-desenhar-bem3
Depois de muito tempo em um desenho nosso olho pode ficar “cansado” no sentido de ficar viciado nos erros que foram cometidos. Assim nós não os notamos mais. A solução para isto é para um pouco e ir fazer outra coisa. Isto acontece muito comigo. Já parei completamente um desenho e só o recomecei no dia seguinte. Só quando bati o olho descansado é que percebi os erros que tinha cometido.

6- Tenha paciência e perseverança

Nada ocorre da noite para o dia. Saber como desenhar bem requer prática constante e, portanto, paciência e perseverança. Você cometerá muitos erros e achará várias dificuldades que, a princípio, parecerão intransponíveis. Mas elas não são!

Algumas pessoas tem dificuldades em desenhar mãos, outras pés, outras ainda olhos, etc.
As chaves são a paciência e a perseverança. Aos poucos você irá melhorar. As vezes as melhorias são pequenas a cada passo. Isto não importa. Foi mudando um pouquinho cada dia que você passou de um ser unicelular, no útero de sua mãe, até uma criatura incrivelmente complexa. Aprenda com a mãe natureza como se faz.

7- Alegre-se com os avanços

dicas-como-desenhar-bem4Esta dica é uma extensão da anterior. Sempre fique feliz e se parabenize pelos avanços. Principalmente quando eles são mais lentos. Isto o ajudará a continuar motivado e procurando sempre melhorar seus desenhos.

Se você seguir as dicas anteriores você estará sempre evoluindo e sempre terá algo com que se alegrar.

Algo muito comum é comparar o desenho que foi feito com o que gostaríamos que tivesse sido. Isto é normal, mas nem sempre é saudável, porque muitas vezes o desenho fica aquém do que queríamos. Ocorre que é mais verdade ainda que ele pode e deve ter ficado ALÉM do que fizemos antes! É nisto que você tem que focar. É por isto que você deve se alegrar.

O que achou destas dicas? Deixe abaixo seus comentários. Queremos saber sua opinião.

8 comentários em “7 Dicas de Como Desenhar Bem

  • fevereiro 28, 2015 em 1:17 pm
    Permalink

    mais facil do quê isso , so dois isso

    Resposta
  • fevereiro 28, 2015 em 1:26 pm
    Permalink

    Gostel bastante são dicas simplis mas muito importante

    Resposta
  • novembro 14, 2015 em 10:10 pm
    Permalink

    Adorei estas dicas vou começa a desenhar amanhã mesmo muito obrigado

    Resposta
    • dezembro 18, 2015 em 5:36 pm
      Permalink

      Fique sempre ligada no site fazendo a assinatura gratuita dele, Edna. Sempre teremos dicas novas.

      Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *