7 Motivos Porque Desenhar é Fácil

No último artigo abordamos brevemente três características importantes da arte do desenho. Mostramos por que Desenhar é Fácil, Bonito e Necessário.

7-motivos-desenhar-facilNeste artigo vamos detalhar um pouco mais a primeira característica. Vejamos 7 motivos por que desenhar é fácil.

1. Desenho é observação

Ao contrário do que se costuma pensar a habilidade do desenho é desenvolvida muito mais pelo treino da observação do que pelo treino de movimentos manuais. A capacidade de realizar  movimentos manuais amplos e finos já é algo praticamente intrínseco em nós. O treino ajuda a melhorar, mas já temos um bom conhecimento conosco.

O mais importante é o treino do olho, o exercício da observação. Mas por que precisamos treinar nossa visão? Já não sabemos ver naturalmente? A resposta é sim e não. É verdade que já temos uma capacidade de captar forma, cor etc das coisas. Em suma, sabemos já como observar o mundo. O problema é a nossa memória. Nosso cérebro armazena as informações recebidas visualmente para serem utilizadas mais tarde.

Porém esta característica de nosso sistema visual apesar de extremamente útil em nosso dia a dia não é bom para se desenhar realisticamente. Para o desenho real precisamos do máximo de detalhes e fidelidade possível.

Por exemplo, se eu pedir para você desenhar uma cadeira, você irá recuperar de sua memória qual a forma de uma cadeira. Mas nesta memória, como eu disse, encontramos apenas os dados genéricos e imprecisos de uma cadeira. Para fazermos um bom trabalho artísticos precisamos desenhar observado. Precisamos usar o chamado desenho de observação. Precisamos subordinar a imaginação à observação.

2. Ter Talento é bom, mas não é essencial

O segundo motivo do porquê desenhar é fácil é que não é preciso talento. “Êpa!!!! Como assim? ” Você pode perguntar. Mas é isto mesmo. A ideia de que é preciso ter talento para poder desejar bem não passa de um mito. Mas não me entenda mal. Não estou dizendo que ter talento não adianta. Adianta sim. Quem tem talento irá aprender mais rápido. Mas apenas isto. Quem não tem talento também pode aprender a desenhar muito bem.

3. Desenho é treino

Como complemento do motivo anterior temos aqui um dos pulos do gato. O treino. A prática. O que faz um bom jogador de futebol é não apenas o talento que ele tem, mas o quanto ele treina. Se Ronaldinho Gaúcho nunca tivesse pego uma bola para treinar futebol, mas você sim, depois de anos de treino você poderia deixá-lo comendo grama. 🙂

O mesmo ocorre com o desenho. Treinar bastante e constantemente é a chave para você se tornar um grande artista, tenha você talento ou não.

4. Desenho é persistência

Este motivo é um corolário do anterior. Se o mais importante é o treino então a persistência é a chave. Não adianta fazer alguns desenhos, treinar algumas linhas e figuras e já querer fazer bonito como um M.C. Escher.

Aprender a desenhar bem requer treino constante. Requer exercitação continua.

Faça isto e eu garanto que você ira ser tornar um ótimo desenhista.

5. Desenho é paixão

Desenhar para que? Por que você quer aprender? Estudar apenas para cumprir alguma exigência externa, por exemplo, não vai ajudar você a ser um grande desenhista. Você tem que gostar desta arte. Na verdade você poderia ser apaixonado por ela. Quanto mais gosto você tiver pelo desenho mais rápido e melhor você irá aprender.

O melhor de tudo é que isto se torna um circulo virtuoso. Quanto mais você gostar de desenhar melhor serão os seus resultados. E quanto mais belos seus trabalhos mais você irá gostar de desenhar!

6. Desenho é expressão

Ao desenhar você irá sempre transferir para seus traços, sombreados e cores algo de sua identidade. Você estará se expressando. Mostrando algo que é único seu. E isto irá sempre transformar o desenho em algo mais natural e fácil.

7. Desenho é comunicação

Comunicar é mais que uma necessidade humana é parte de nossa natureza. Vivemos para nos comunicar com outros. O desenho é uma arte de comunicação. Comunicamos não apenas algo de nossa identidade, como dissemos antes, mas passamos aos outros ideias, valores e conceitos. Uma vez que já temos em nossa natureza todas as ferramentas para nos comunicarmos com os outros aprender a arte do desenho é muito mais fácil.

O que achou? Deixe seus comentários abaixo!

Um comentário em “7 Motivos Porque Desenhar é Fácil

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas