Desenhar é Fácil, Bonito e Necessário

O Desenho é certamente a arte e forma de expressão mais antiga da humanidade. É algo que está intrinsecamente ligado à natureza humana. Algo que faz parte de nossa identidade, de nossa distinção dos animais. Somente nós humanos temos o desenho como valor de linguagem e valor estético. Somente nós temos a capacidade para isto.

Neste artigo explicaremos algumas das características importantes da arte do desenho e tentar desfazer alguns mitos.

desenhar-facilDesenhar é Fácil

A ideia mais difundida e errada que sem tem sobre o desenho é que é algo difícil, ou que só pode ser feito bem por quem tem talento natural. “Isto está longe de ser verdade.” nos explica Marcelo Souza, professor de desenho e criador do Curso de Desenho Online da VirtusMedia . “Desenhar é algo que está na própria natureza humana. O que ocorre é algumas pessoas já nascem com uma predisposição para aprender mais rápido. Apenas isto. Isto não quer dizer que somente elas podem aprender. Todos podem aprender a desenhar, assim como todos podem aprender a ler e escrever. É apenas uma questão de treino e persistência.” conclui o professor.

Da próxima vez que você disser “Eu não sei desenhar”, pode completar falando: “Mas eu posso e quero aprender”.

desenhar-bonitoDesenhar é Bonito

Creio que a maioria das pessoas gosta de ver um desenho bem feito. Dá prazer estético ver uma bela harmonia, composição, contraste etc. Assim sendo a pessoa com boas habilidades de desenho ganha um prestígio adicional. “Recai sobre ela uma certa aura de bom observador do mundo. Alguém sensível ao que ocorre a sua volta. ” comenta Marcelo Souza.

Desenhar é bonito sem sombra de dúvidas!

desenhar-necessarioDesenhar é Necessário

Se o desenho fosse apenas algo de valor puramente estético até que poderia haver a discussão de sua necessidade. Preciso aprender a desenhar porque? Para que se é só uma arte e não há utilidade alguma nela?

Mais uma vez o professor Marcelo Souza nos explica que “Não é verdade que o desenho tenha apenas valor estético. Desenho é comunicação. É a forma mais antiga de linguagem. Muitas vezes com ele podemos falar muito mais do que com palavras. Ainda sim também não creio ser verdade se fosse puramente estética a arte do desenho seria desnecessária. A experiência estética é parte de nossa humanidade. Sem ela perdemos algo de nossa própria natureza.”

E então o que achou desta breve explicação sobre algumas características da arte do desenho?

Deixe seus comentários abaixo!

 

Um comentário em “Desenhar é Fácil, Bonito e Necessário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *